Como tirar e colocar roda traseira de bicicleta e trocar câmara de ar furada

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e, mais do que uma data comemorativa, ainda precisa ser lembrada para se refletir sobre os diversos problemas pelos quais as mulheres passam. Poderia enumerar vários aqui, mas vou deixar apenas duas dicas de sites que explicam alguns deles: http://carlaraiter.com/1em4/o-projeto/ (que aborda a violência obstétrica) e http://thinkolga.com/chega-de-fiu-fiu/ (uma campanha contra o assédio).

E uma questão que tem chamado a minha atenção, que se tornou um dos motivos para criar este site, é a (falta de) representatividade. Se digitar “mulher” e “bicicleta” no Youtube entre os ví­deos brasileiros, por exemplo, aparecerão entre os primeiros resultados mulheres em biquí­nis ou roupas í­ntimas sobre bicicletas, com alguns closes na bunda, e notí­cias de acidentes de trânsito envolvendo mulheres, mas não mulheres praticando ciclismo como esporte, dando dicas de como pedalar diariamente no trânsito da cidade ou ensinando a fazer manutenção.

Foi pensando nessa lacuna que convidei e contei com a grande ajuda da Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, para fazer uma série de ví­deos de tutoriais sobre mecânica de bicicletas. Porque não são apenas os homens que lidam com peças e ferramentas.

Neste primeiro ví­deo, ela ensina a tirar e colocar roda traseira de bicicleta, além de dar dicas sobre como trocar a câmara de ar, quando o pneu fura.

Materiais necessários:

1. Chave plana ou estrela 15, se tiver parafuso e porca.
2. Espátulas avulsas ou de kit remendo.
3. Câmara nova.
4. Bomba de ar de mão ou de posto de gasolina.
5. Opcional: lenço umedecido para limpar as mãos no final ou usar luvas descartáveis desde o iní­cio.

Evite continuar pedalando com o pneu vazio. O peso pode fazer o aro de metal da roda rasgar a câmara de borracha.

Como retirar a roda traseira:

1. Deixar a marcha (se tiver) da bicicleta na mais pesada. No trocador de marcha que fica do lado direito do guidão, deixe no maior número, e a corrente se encaixará na menor engrenagem da roda traseira.
2. Soltar o freio. No caso do freio tipo “v-brake”, puxar para fora o cabo (“cachimbo”) e empurrar o braço (alavanca) com mola.
3. Virar a bicicleta de cabeça para baixo. (Porque provavelmente vai estar na rua, e não em uma bicicletaria com bike stand/suporte). Tomar cuidado com a coroa (as engrenagens que ficam junto aos pedais), pois são afiadas e podem machucar.
4. Abrir o parafuso que prende a roda traseira í  bicicleta. Se tiver uma alavanca (também chamada de “blocagem”), puxa-se a alavanca para fora e gira-a no sentido anti-horário. Se houver um parafuso hexagonal, usa-se uma chave plana ou chave estrela, geramente de tamanho número 15, para girá-la.
5. Empurrar parte do descarrilhador traseiro (também chamado de “câmbio” ou “macaquinho”) para facilitar na hora de puxar e retirar a corrente.
6. Puxar a roda, soltando-a da corrente e do quadro da bicicleta, para retirá-la.

Como retirar a câmara:
1.
Se ainda tiver ar, esvaziar mais a câmara. A ponta da caixa do kit remendo pode ser encaixada no bico da câmara para soltar o ar, assim como a tampa do tubo de cola do kit remendo (se tiver uma ponta na parte central, como em algumas bisnagas de pomadas), canto de unha, ponta de chave comum, etc.
2. Encaixar a espátula entre o aro de metal da roda e a borda do pneu.
3. Enganchar a espátula no raio da roda, um dos filamentos de metal que ligam o aro ao centro da roda.
4. Usar a segunda espátula, encaixando e puxando a cada certa distância ou encaixando e arrastando ao logo da roda. Não é necessário desencaixar os dois lados do pneu.
5. Desenroscar a tampa do bico da câmara.
6. Puxar a câmara, tirando-a inteira primeiro e por último empurrar o bico para desencaixá-lo da abertura do aro.
7. É importante lembrar mais ou menos a posição da câmara em relação ao pneu, para localizar o furo e conferir se o detrito responsável pelo furo continua preso ao pneu.

Conferir se o que furou o pneu continua lá, para não furar a câmara nova:

1. Olhar por fora, quando coisas como caco de vidro ou espinho de planta têm tamanho suficiente para serem visí­veis.
2. Passar os dedos por dentro do pneu, devagar e com muito cuidado, para descobrir se o detrito que furou a câmara continua lá e retirá-lo.

Como colocar a câmara:

1. Pegar a câmara nova e desenroscar a tampa do bico.
2. Usar uma bomba de ar para enchê-la só um pouquinho, o suficiente para ela não dobrar sobre si mesma dentro do pneu. Mas não deixá-la tão cheia a ponto de ficar rí­gida e difí­cil de colocá-la no pneu, além do risco de a espátula rasgá-la.
3. Encaixar primeiro o bico da câmara pela abertura (“furo”) do aro e só depois colocar o restante da câmara dentro do pneu.
4. Encaixar o pneu de volta no aro. Pode-se usar a espátula usando o outro lado da ponta curvada, começando pela parte próxima ao bico da câmara.

Como colocar a roda traseira:

1. Levantar o câmbio traseiro e encaixar a engrenagem menor na corrente, enquanto posiciona a roda na bicicleta. (Não está no ví­deo: Conferir se o pneu está na posição correta observando se tem uma seta desenhada na lateral do próprio pneu. Ela indica para qual direção a roda gira quando se pedala para a frente. Ou pode-se comparar com o desenho dos sulcos da roda da frente, que devem estar na mesma posição/sentido.)
2. Fechar o parafuso ou a blocagem, girando no sentido horário. No caso da blocagem, fechar a alavanca dobrando-a de modo que não fique em cima dos tubos da bicicleta (da estrutura chamada de “quadro”).
3. Desvirar a bike, deixando-a na posição normal.
4. Encaixar novamente o freio, também puxando o cabo e empurrando o braço com mola.
5. Encher a câmara. Se o bico não estiver pra fora do aro o suficiente, é possí­vel empurrar pela parte de fora do pneu até ela sair um pouco mais e poder encaixar no bico da bomba de ar.
6. Fechar o bico da câmara com a tampa.

Lembre-se de guardar a câmara furada para remendá-la e reaproveitá-la depois. Ela só não pode ser reutilizada na bicicleta se o furo ou rasgo estiver muito próximo ao bico ou se o rasgo for muito grande. Mas nem tudo está perdido, caso você ou alguém que conheça pratique o “faça-você-mesmo(a)” (o famoso “DIY”). No site SuperZiper tem um tutorial muito legal sobre como usar sua câmara para fazer prendedores de barra de calça (para não acontecer a tragédia da barra da calça enroscar na engrenagem da bicicleta enquanto pedala): http://www.superziper.com/2011/03/a-camara-que-virou-prendedor-de-calca.html

Onde comprar:
Chave 15: 
http://www.lasmagrelas.com.br/pd-2959ee-chave-combinada-15mm.html?ct=&p=1&s=1
Kit remendo: 
http://www.lasmagrelas.com.br/pd-285902-kit-remendo-icetools.html?ct=&p=1&s=1
Espátulas: 
http://www.lasmagrelas.com.br/pd-289fbd-espatula-icetoolz-3-pecas.html?ct=6a34b&p=1&s=1

8 Comments

  1. Valeu! ajudou muito.
    Pena que não vi antes de começar a mexer, tirei a roda com a marcha na peníºltima volta, agora está zoada… vou ter que ver os ví­deos de como regular o câmbio.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Como ajustar freio v-brake (parte 1) | chave quinze
  2. Tutoriais gratuitos ensinam mecânica de bicicletas | Código Urbano
  3. O que prende a roda da bicicleta: Parafuso e blocagem | chave quinze
  4. Como instalar fita antifuro | chave quinze

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*