Tipos de bico de câmara de ar (válvula Schrader e Presta)

Os bicos de câmara de ar dos pneus de bicicleta, em sua maioria, se divide em dois tipos: a válvula Schrader e a válvula Presta.

Saber qual delas você usa é bastante útil na hora de encher a câmara de ar em posto de gasolina e na hora de escolher a bomba de ar (de mão ou de pé) que você comprará para carregar junto com você e se prevenir de imprevistos ou deixar em casa quando precisar fazer manutenções.

A válvula Schrader é a de diâmetro maior (mais “larga”); a válvula Presta é mais “fina” e possui um pino que precisa ser desrosqueado toda vez que for encher a câmara.

Há também um adaptador para válvulas Presta se encaixarem em peças específicas para Schrader. É só rosquear o adaptador para envolver a válvula. Costuma custar entre 5 e 10 reais e facilita bastante a vida de quem não tem bomba de ar adequada em casa e precisa sempre recorrer às bombas de ar de posto de gasolina, que se encaixam apenas em válvulas do tamanho da Schrader, semelhantes às usadas em pneus de motos e carros.

Além das bombas de ar específicas para cada válvula, existem as que possuem duas entradas (uma para cada tipo) e as que vêm com apenas uma entrada que pode ser convertida de acordo com a necessidade.

Como converter o da bomba de ar para funcionar com válvula Schrader ou Presta:

1. Desrosquear a tampa da saída de ar e retirá-la;
2. Extrair a peça do interior da bomba de ar;
3. Inverter o lado (virar a ponta para outro lado, de modo que o que estava mais para dentro fique mais perto do lado de fora) da peça interna;
4. Encaixar de volta ao lugar a peça interna com a ponta invertida;
5. Rosquear novamente a tampa da saída de ar.

4 Comments

  1. na minha bike eh a entrada que nao tem nos postos,a presta,so que minha bomba nao ta emchendo,e ela tem as entradas normais pra isso…nao sei se eh prq o pneu ta totalmente vazio e a bomba nao tem força pra encher ou sl.. obrigado

  2. Oi, Gabi! Muito massa os vídeos do canal…
    Sobre esse assunto, eu tenho uma dúvida: tenho uma bomba de ar como a do vídeo (de mão) e precisava encher os pneus de uma bike; tava pensando em ir em um posto mesmo, para saber direitinho a pressão, mas tu comentou que não é muito bom fazer isso…como vou saber se a pressão está boa com a bomba?

    Valeu!

    • Oi, Laura! Dar apertãozinho no pneu ou sentir a resistência na hora de bombear ar é algo muito subjetivo, que você pode até se acostumar a fazer à medida que pedala mais. Bomba de mão sem o reloginho do manômetro só serve para quebrar o galho, se você tem o costume de carregar contigo toda vez que sair pra pedalar, assim como conferir pressão pela bomba do posto de gasolina. Não significa que vá acontecer uma tragédia toda vez que for encher o pneu no posto, mas esse tipo de bomba muitas vezes joga muita pressão de uma vez, ultrapassando o limite e só depois diminuindo até a medida desejada. O ideal mesmo é ter uma bomba (daquelas de pé) com manômetro para deixar em casa e adquirir o hábito de conferir a calibragem toda semana, principalmente se o seu pneu indicar mais de 100 psi.

1 Trackback / Pingback

  1. Tutoriais gratuitos ensinam mecânica de bicicletas | Código Urbano

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*