Como regular marcha traseira (parte 2)

Na postagem anterior, foi apresentado o câmbio e sua função, alem dos problemas que podem surgir quando alguns de seus componentes não estão perfeitamente regulados. No segundo vídeo da série sobre “regulagem de marcha (câmbio) traseira”, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, mostra mais uma parte do câmbio e como ajustá-lo.

Material necessário:

1. Chave allen tamanho 5 mm (cinco milímetros). Ela pode ser encontrada na maioria dos canivetes de chaves; para identificá-la, é a chave com a extremidade plana e hexagonal, com “5 mm” escrito na lateral.

Como ajustar o câmbio traseiro por meio do parafuso que prende a extremidade do cabo:

Esse tipo de ajuste pode ser feito com a bike sobre algum suporte de parede ou um suporte de chão que deixe a roda traseira suspensa, ou de cabeça para baixo.

O parafuso que prende a extremidade do cabo de marcha geralmente se localiza na parte de baixo do câmbio. Assim como os parafusos apresentados no vídeo “Como regular marcha traseira (parte 1)”, ele determina se a troca de marcha será rápida ou lenta, ou se simplesmente não funcionará, se estiver com o cabo frouxo demais.

1. Na hora de fazer o ajuste, é recomendável deixar a corrente encaixada na marcha mais pesada, a engrenagem menor, com o cabo afrouxado;
2. Com o ajuste do parafuso de tensionamento do conduíte do cabo, mostrado no vídeo anterior, deixa-se o cabo mais frouxo ainda, pronto para o passo seguinte;
3.
 Girar o parafuso da extremidade do cabo no sentido anti-horário para soltá-lo;
4. Puxar a extremidade do cabo, agora solto, para esticá-lo;
5. Com o cabo esticado, girar o parafuso da extremidade do cabo no sentido horário, para apertá-lo.

Onde comprar:
Canivete com chave allen:
http://www.lasmagrelas.com.br/canivete-multi-funcao-ct-6a34a

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*