Tamanho de roda e de quadro de bicicleta

Uma dúvida que surge com bastante frequência na hora de comprar uma bicicleta é ao escolher o tamanho de quadro ou o do aro da roda: quando eles usam a mesma unidade de medida (em polegadas), qual a diferença entre elas? O que é uma bike tamanho 17″ (dezessete polegadas) ou um aro 26″? Esses números significam o quê?

A Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, explica brevemente o tamanho do quadro, e a função mais comum para cada tamanho de aro.

Ao adquirir uma bicicleta, a medida mais importante é a do quadro, pois deve ser adequada í  altura (entre outras medidas, como a do cavalo também, que foi mencionado neste texto) da pessoa que vai usá-la. Um modelo de tamanho médio, para quem tem por volta de 1,60 m de altura, por exemplo, é de 16 a 17″ ou 50 a 51cm.

Esses números de quadro levam em conta o tamanho do tubo superior (em inglês, “top tube”, é o tubo do quadro que fica na parte superior, ligando o selim ao guidão) e o do tubo do assento/selim (“seat tube”, um tubo mais vertical, que liga o selim ao eixo do pedivela/pedal).

É importante escolher uma bicicleta com o tamanho de quadro certo, pois usar um maior ou menor do que o ideal pode causar desconforto e dores ao pedalar ou até, em casos mais graves, problemas ortopédicos.

Os aros de roda, por sua vez, são mais encontrados nas seguintes medidas: 20″, 26″, 29″ e 700 (este último usa outra unidade, não em polegadas).

O aro 20″ é utilizado em bicicletas infantis, de BMX (usadas em algumas modalidades de manobras) em dobráveis e nas bicicletas moulton, que são pouco conhecidas aqui no Brasil.

O aro 26″ é o mais encontrado no Brasil. É encontrado em uma grande variedade de bikes, desde as de uso urbano até as de corrida de estrada. Também é a mais recomendada para cicloviagens, por ser fácil de adquirir em qualquer bicicletaria em locais mais afastados das capitais e centros urbanos.

A aro 29″ é bastante usada em bicicletas de MTB (mountain bike), uma medida mais recente criada para um melhor desenvolvimento na terra, o mesmo acontece com os aros 27,5″.

A de 700, pelo seu tamanho maior e relação com velocidade, é relacionada a bicicletas de corrida de estrada e também muito comum em bicicletas fixas.

14 Comments

  1. essa bile verde clara atras, a ceci comprei uma estou com duvida se e o tamanho certo tenho 1,65 altura ela veio bem original com aqueles pneus bem fininhos pode ajudar dando algumas dicas obg

  2. estou reformando uma bicicleta antiga aro 26 porem as medidas 26 1.3/4×2 gostaria de saber se qualquer outra medida sendo aro 26 corresponde .obrigado

  3. Bom dia, Estou por comprar uma bicicleta para usar para passeios e não quero pagar muito por ela, então vi que tem bike quadro L e aro 26 , tenho 1,80cm de altura , estaria certo para mim? . Obrigado,
    Aro 26 pode ser usado para minha altura?

1 Trackback / Pingback

  1. Como instalar fita antifuro | chave quinze

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*