Roda de bicicleta e seus componentes

Conhecer um pouco mais sobre a roda e seus componentes pode facilitar muito a vida quando ocorre algum problema mecânico ou na hora de montar a bicicleta do zero.

Neste vídeo, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, ensina a identificar o que compõe a roda: cubo, aroraios, nipples e fita de aro.

O cubo se encontra na parte central da roda dianteira e da traseira. Pode ser de bilha/esfera ou de rolamento e se encaixa em categorias para diversas funções:
catraca
cassete
single speed/roda livre
roda fixa contraporca
roda fixa
roda fixa de encaixe
contra pedal
marchas internas

O aro é a peça circular na parte exterior roda, e suas medidas mais comuns são de 12, 16, 18, 20, 26, 27, 28 e 29 polegadas, ou “tamanho 700”. Também pode ser dividida entre as de “perfil alto” ou “perfil baixo”, que indica se é larga ou estreita, ou entre as adequadas para freio v-brake ou freio a disco, que é indicado pela textura do metal (quando é de metal).

Os raios são as peças de metal mais finas que ligam o cubo ao aro. Existem em diversos tamanhos e diversas quantidades em cada roda.

Os nipples são as peças menores que são rosqueadas na extremidade dos raios, para prendê-los à roda.

A fita de aro é uma fita maleável que circunda o aro e fica entre o aro e a câmara de ar. Sua principal função é proteger a câmara de ar para que não seja furada ou rasgada pelos nipples.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*