Freios e marchas: o que o lado direito e o esquerdo controlam

Neste ví­deo, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, dá uma dica rápida sobre os controles de freios e marchas dianteiros e traseiros que ficam no manete esquerdo e no direito.
Também menciona brevemente alguns paí­ses em que isso é exceção, o que pode ser uma informação bastante útil para quem pretende comprar uma bicicleta importada.

No Brasil é padrão os controles localizados no lado direito do guidão controlarem os freios e marchas (câmbios) traseiros, enquanto os do lado esquerdo controlam os freios e marchas dianteiros. Há paí­ses onde isso se inverte e os controles direitos controlam o que é dianteiro, e os esquerdos controlam o que é traseiro, como o Japão, Reino Unido e Nova Zelândia. É o tipo de detalhe a se prestar atenção se for a um desses paí­ses e adquirir uma bike local.

3 Comments

  1. Olá.
    Toda a vida eu sempre tive bikes com controles funcionando, digamos ”em X” (Freio traseiro + cambio dianteiro = manete esquerda) (Freio dianteiro + Cambio traseiro = manete direita). Adquiri uma nova Bike aqui no Reino Unido cujos controles estão localizados como diz o ví­deo. Isso me deixou um pouco insatisfeito porque não estou habituado e tenho bons reflexos na mão direita em qualquer situação de frenagem brusca em altas velocidades. O problema é que nessas situações, segundo eu sei, o freio dianteiro é primário e o traseiro funciona como um auxiliar a partir de uma indeterminada velocidade mais reduzida, seja para afrouxar ou para parar. Se eu começar por usar o freio traseiro como primário, eu acho que isso posse resultar num bloqueio da roda e patinagem. A baixas velocidades já não tem importância, minha cabecinha tem mais tempo para pensar qual das manetes eu vou puxar primeiro. í‰ uma questão de me habituar.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*