Como retirar e instalar pedivela (para movimento central de ponta quadrada)

A troca do movimento central e/ou o pedivela pode ser feita após desgaste com a frequência de uso (quando o pedivela já não gira bem, ou sente as peças se agitarem como se estivessem frouxas) ou para fazer uma melhoria e colocar outro modelo no lugar que deixe o pedalar mais rápido e suave

Agora que você já sabe instalar o movimento central de ponta quadrada, é só ver aqui como encaixar o pedivela compatí­vel com essa peça!

Neste ví­deo, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, apresenta as ferramentas mais comuns para se extrair (retirar) e instalar (colocar) pedais para movimento central de ponta quadrada.

Ferramentas necessárias:

1. Chave extratora de pedivela;
2. Chave de canhão 15mm ou chave allen 8mm;
3. Chave plana 16mm.

Como retirar pedivela de movimento central de ponta quadrada:

1. Soltar o parafuso que prende o pedivela ao movimento central, localizado no centro da coroa no pedivela direito, girando a chave allen 8mm no sentido anti-horário;
2. Desrosquear a peça com rosca da chave extratora de pedivela;
3. Encaixar a peça com rosca no lugar do parafuso principal do pedivela, girando no sentido horário;
OBS: Tomar cuidado encaixar fazer esse encaixe, pois se a peça estiver torta ela pode espanar a rosca interna do pedivela.
4. Utilizar a chave plana 16mm para terminar de prender a peça com rosca;
5. Encaixar o restante da chave extratora í  peça com rosca;
6. Usar a chave plana 16mm para girar a outra rosca da chave extratora no sentido horário;
7. Desencaixar o pedivela do movimento central.

Como desencaixar a chave extratora do pedivela:

1. Encaixar a chave plana 16mm na rosca que da chave extratora que foi encaixada na parte central da coroa do pedivela no passo 3 de “como retirar pedivela”;
2.  Girar a chave plana 16mm no sentido anti-horário para desrosquear e soltar a chave extratora.

Como instalar o pedivela no movimento central:

1. Encaixar o pedivela (pela extremidade oposta ao pedal) no movimento central;
2. O pedivela do lado direito precisa estar voltado para o sentido oposto ao do pedivela do lado esquerdo, ou não será possí­vel girar o pedal apropriadamente durante a pedalada;
3. Encaixar o parafuso do pedivela que o prende ao movimento central;
4. Prender o parafuso do pedivela com a chave allen 8mm, girando no sentido horário.
OBS: Se estiver usando chave allen com duas pontas diferentes, a ponta mais arredondada é usada para poder encaixar em ângulos diferentes, mas com menos pressão, enquanto a ponta plana hexagonal é usada para imprimir mais força e terminar de apertar uma rosca.

5 Comments

  1. Boa noite; tenho um bicicleta com movimento central de 45mm. Posso instalar um pedivela deste dito? ouvi falar de um adaptador “movimento central 45mm transformer” para fazer esta adaptação. Isso procede? e dá certo? obrigado.

  2. troquei o meu pedivela mas, to em duvida o quanto apertar aquele parafuso que prende no movimento central. gostaria de saber o quanto apertar, como sei que está bom o aperto e se encaixou bem?

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*