Como alinhar guidão e mesa (parte 1): mesa headset (Ahead Set)

Quando você vira o guidão para o lado esquerdo ou direito, mas a roda não vira junto como deveria, talvez seja a hora de fazer o ajuste e alinhamento da mesa da bicicleta!

A mesa (também conhecida como avanço) é a peça que liga o guidão ao garfo da bicicleta, e se classifica entre dois tipos mais comuns: a mesa headset (também conhecida como Ahead Set, nome registrado pela marca Dia Compe) que não tem rosca, e a mesa com rosca.

Neste ví­deo, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, ensina a fazer esse ajuste simples em uma mesa headset, que pode ajudar muito a vida de quem costuma montar e desmontar a própria bike ou de quem tomou um tombo com a bike e precisa alinhá-la de volta.

Material necessário:

1. Chave allen tamanho 4mm (milí­metros), 5 mm ou 6 mm (é preciso conferir o tamanho dos parafusos de sua mesa). Ela pode ser encontrada na maioria dos canivetes de chaves; para identificá-la, é a chave com a extremidade plana e hexagonal, com um número seguido de “mm” escrito na lateral.

Como alinhar guidão e mesa:

1. Encaixar a chave allen no parafuso da tampa superior da mesa e girar no sentido anti-horário, até a tampa se afrouxar;
2. Encaixar a chave allen no primeiro parafuso da lateral da mesa e girar no sentido anti-horário, até afrouxar o parafuso;
3. Encaixar a chave allen no segundo parafuso da lateral da mesa e girar no sentido anti-horário, até afrouxar o parafuso;
4. Prender a roda entre as pernas e girar o guidão para a esquerda ou direita, até alinhar o guidão com a roda;
5. Encaixar a chave allen no parafuso da tampa superior da mesa e girar no sentido horário, até apertar o parafuso da tampa;
É importante apertar a tampa primeiro, para dar pressão na caixa de direção. E não é bom apertar demais, ou vai ficar difí­cil “dirigir” o guidão quando estiver pedalando.
6. Encaixar a chave allen no primeiro parafuso da lateral da mesa e girar no sentido horário, até apertar o parafuso;
7. Encaixar a chave allen no segundo parafuso da lateral da mesa e girar no sentido horário, até apertar o parafuso.
É recomendável apertar os dois parafusos igualmente, conferindo a distância da abertura da fenda da mesa que cada um dos parafusos aperta. Assim, evita que a diferença de pressão entre os dois parafusos danifique as peças.


Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*