Como alinhar guidão e mesa (parte 2) – mesa com rosca


Na semana passada, aprendemos um pouco sobre a mesa (também conhecida como avanço), que é a peça que liga o guidão ao garfo da bicicleta, e vimos como se faz a retirada e instalação da mesa headset (também conhecida como Ahead Set, nome registrado pela marca Dia Compe).

Desta vez, veremos um outro tipo de mesa, que tem uma rosca na parte inferior do tubo que se encaixa por dentro da espiga do garfo. Por causa do seu tipo de encaixe, é importante prestar atenção no tamanho da mesa, caso esteja adquirindo uma nova. As medidas mais comuns são as de 21.1 e 22.2. Errar essa medida faz com que o tubo da mesa fique muito folgado ou muito apertado dentro da espiga.

Neste ví­deo, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, ensina a fazer esse ajuste simples em uma mesa com rosca, que pode ajudar muito a vida de quem costuma montar e desmontar a própria bike ou de quem tomou um tombo com a bike e precisa alinhá-la de volta.

Material necessário:

1. Chave allen tamanho 4mm (milí­metros), 5 mm ou 6 mm (é preciso conferir o tamanho dos parafusos de sua mesa). Ela pode ser encontrada na maioria dos canivetes de chaves; para identificá-la, é a chave com a extremidade plana e hexagonal, com um número seguido de “mm” escrito na lateral.

Como alinhar guidão e mesa:

1. Encaixar a chave allen no parafuso que fica na parte superior da mesa e girar no sentido anti-horário, até o tubo da mesa se soltar dentro da espiga do gar0230fo;
2. Prender a roda entre as pernas e girar o guidão para a esquerda ou direita, até alinhar o guidão com a roda;
3. Encaixar a chave allen no parafuso que fica na parte superior da mesa e girar no sentido horário, até o tubo da mesa ficar preso dentro da espiga do garfo;
Caso esteja usando chave allen com duas extremidades diferentes, a parte mais arredondada é utilizada apenas para conseguir variedades de ângulo de encaixe da ferramenta no parafuso, mas é mais frágil e só pode ser usada para girar com menos força. Na hora de aplicar mais força, usa-se a extremidade achatada em formato hexagonal.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*