Como ajustar freio v-brake (parte 3)

Agora que já sabemos como trocar sapata de freio e alinhá-la í  roda, além de como regular o cabo de freio, resta aquele pequeno detalhe de fazer o par de sapatas encostar na roda ao mesmo tempo, quando o manete é apertado/acionado.

Este último item a ser ajustado é controlado pelas molas do freio, que são peças que ficam de cada lado do garfo (que liga as rodas ao quadro da bicicleta). Deixá-las desajustadas pode fazer com que uma das sapatas se desgaste mais rapidamente, pois uma delas acaba encostando primeiro no aro durante uma frenagem. Ou, até pior, uma delas pode ficar raspando no aro durante a pedalada, o que deixa o giro do pedal mais “pesado” e lento.

Nesta última parte da série sobre ajuste de freios, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, ensina como regular as molas de um freio v-brake.

Material necessário:

1. Chave phillips. Ela pode ser encontrada na maioria dos canivetes de chaves; para identificá-la, é a chave com a extremidade pontuda (quase cí´nica) e formato de cruz.

Como ajustar as molas do freio:

Esse tipo de ajuste pode ser feito com a bike “em pé”, apoiada na parede, por exemplo.

1. Usar a chave phillips para menor parafuso do freio, que se liga a um fio de metal que sobe paralelamente ao garfo da bicicleta;
2. Girar no sentido anti-horário se quiser desapertar a mola e deixá-la mais “mole”, se movendo menos;
3. Girar no sentido horário para apertar a mola e fazê-la se mover mais.
4. Se necessário, ajustar os parafusos de ambos os lados do garfo, até que se movam da mesma maneira e estejam com a mesma distância entre a sapata e o aro quando o freio não está apertado/acionado.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*