Componente da bike: Gancheira

O que é gancheira? Qual a função dela? Se há algum problema com ela, em que isso interfere? Se o seu câmbio traseiro não está trocando as marchas adequadamente, talvez isso seja consequência de uma gancheira torta, assim como a situação de o câmbio “pegar na roda” ou “entrar na roda”, ou seja, colidir com os raios da roda.

A Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, não só nos explica a importância dessa peça, como também evitar acidentes se ela não estiver em perfeito estado.

A gancheira é uma peça/parte muito importante da bicicleta, pois é onde se encaixa o eixo da roda e o câmbio traseiro. Se a sua bicicleta tomba para o lado onde fica o câmbio ou recebe alguma batida na parte traseira do quadro, é recomendável olhar e conferir se a gancheira não entortou, geralmente para a direção da roda. Caso ela tenha se deformado, a troca de marcha traseira vai ser prejudicada, pois o câmbio não vai estar mais alinhado corretamente í s engrenagens do cassete. Há também o risco de o câmbio “entrar na roda” e travar, ou até quebrar, os raios da roda, o que pode causar um acidente.

Nos quadros mais antigos, a gancheira era integrada/soldada ao quadro. Consequentemente, se esse componente sofresse dano e não fosse possí­vel recuperá-lo, o quadro inteiro teria que ser descartado. Por isso, atualmente, os quadros são fabricados para se encaixar uma gancheira destacável, que possa ser substituí­da quando necessário.

1 Comment

  1. Esse ví­deo sobre a gancheira esclareceu o que acontece com a minha bike, uma Caloi Terra que comprei em 2013 e, que hoje tem um problema crí´nico de regulagem do câmbio (traseiro)! A gancheira é incorporada no quadro e isso dificulta muito a regulagem na oficina. Realinhar essa parte pode danificar permanentemente o quadro, se isso for feito de forma contí­nua. Hoje o problema é ainda maior, depois de que um colega de pedal, atingiu minha bike por trás durante o trajeto de retorno para casa. Chovia e ele não conseguiu freiar a tempo.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*