Como colocar roda traseira de bike fixa e tensionar corrente

Para quem possui uma bicicleta de pinhão fixo, tirar e colocar roda traseira pode parecer mais simples, pois algumas dessas bikes não tem freios para soltar e em nenhuma delas há câmbio traseiro para mover.

Apesar disso, centralizar a roda em relação ao quadro e manter a corrente tensionada (“esticada”) ao mesmo tempo chega a parecer malabarismo, sem o descarrilhador  (“alavanca do câmbio traseiro”) para ajudar a esticar a corrente.

De forma simples e rápida, a Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, ensina um método para prender de volta a roda da bike fixa.

Material necessário:

1. Chave plana tamanho 15 (quinze), também conhecida como “chave de boca 15” ou “chave estrela 15”.

Como tensionar a corrente:

Se não tiver um suporte para a bicicleta, colocá-la de cabeça para baixo.

1. Puxar a roda para que seu eixo fique no meio da gancheira e a corrente fique tensionada;
2. Segurar a roda para que fique em contato com um dos lados do quadro (como o direito) enquanto aperta o parafuso da roda nesse mesmo lado;
3. Empurrar a roda para o meio do espaço entre os dois lados do quadro e apertar o outro parafuso, de modo que no final ela fique centralizada e não “bamboleie” para os lados quando girá-la.

Onde comprar:
Chave 15: 
http://www.lasmagrelas.com.br/pd-2959ee-chave-combinada-15mm.html?ct=&p=1&s=1

3 Comments

  1. Tenho acompanhando o trabalho de grandíssima utilidade do Chave 15 e aprendendo bastante sobre, já que decidi usar. Esse vídeo sobre tensionar a roda me ajudou MUITO, só que depois que me fodi descendo a Rua Sumidouro, a corrente escapou no meio da descida, travou tudo… E agora tenho quase certeza que estava mal tensionada. Ja tinha desconfiado sobre, mas inexperiente, deixei. Aprendi agora!rs Obrigado pelas dicas do canal, e continuem postando, dicas de como ajustar as fixas.

  2. Comprei uma bicicleta fixa da loja ColorBikes . Na bike fixa os pedais giram sempre que a roda esta em movimento, o que proporciona mais controle e unidade entre o condutor e a bicicleta, melhor aproveitamento de energia da pedalada e uma nova experiencia de ciclismo. A bike da loja brasileira poderia ser mais leve; tem qualidade aceitavel considerando o preco; mas a entrega teve problemas.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Tensionador de corrente | chave quinze
  2. Tipos de gancheira de bicicleta | chave quinze

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*